Ontem foi um dia especial, daqueles que contém surpresas que não esperamos, e que nos fazem ir dormir prontos para mais muitos dias de labuta.
Fui junto de alguns camaradas aqui da Flaskô visitar uma nova ocupação do MST em Piracicaba-SP. Falar sobre nossa luta e compartilhar experiências com outros e outras camaradas que lutam, ocupam para produzir e resistir nesse mundão cão em que vivemos.
Como em várias ocupações que tive o prazer de conhecer, principalmente em seu estágio embrionário, muitas crianças haviam por ali, e logo, articulamos juntos uma mini oficina de desenho para a criançada.
É difícil explicar a alegria que sinto ao poder trocar palavras e ideias com as crianças, fazer rabiscos em papel, ensinar bonecos palitinho, trocar sorrisos e piadas e brincadeiras. De maneira ingênua e verdadeira, livre.
Desde 2009, quando junto dos camaradas João da Silva e Ricardo Flóqui, foi fundado o Coletivo Miséria, essa sempre foi nossa proposta. Não somos detentores de nenhum conhecimento específico, conhecimento artístico nenhum. Somos apenas alguns que sabem um pouco de algumas coisas, e gostamos de ensinar, pois esse é o melhor aprendizado. Ao longo desses últimos 4 anos, pude dar oficinas de desenho, quadrinhos e zines em diversos lugares: universidades, encontros estudantis, mostras, e principalmente, ocupações de terra e de moradia, assim como aqui na Fábrica Ocupada Flaskô. Oficinas que nunca tinham muita pretensão, a não ser poder ensinar um pouco daquilo que eu mais gosto de fazer, para crianças, jovens, adultos e idosos. Todos viram crianças com as oficinas, pois tudo é uma grande brincadeira, e os frutos são sempre deliciosamente, um alimento para o corpo e a alma em luta.
Seguimos firmes e fortes, e que venham muitas oficinas mais, sempre!!!
Parabéns pelo trabalho, querido amigo! Pequenas ações e grandes transformações. Os nossos pequenos precisam disso! Beijos, Lari
ResponderExcluirParabéns velho!
ResponderExcluirFazendo toda a diferença na vida dessa criançada!
Abraços!
Ótimo Batata!!! Muito lindo seu trabalho com as crianças. Vale muito!!!
ResponderExcluirXyz