5 de maio de 2022

Chega de silêncio - uma HQ sobre o genocídio Yanomami



(Clique nas imagens para aumentar o tamanho de visualização)



"Chega de Silêncio" é uma história em quadrinhos feita para ser mais uma arma contra o genocídio dos povos ancestrais que sempre habitaram as nossas terras, e que tanto o governo genocída de Bolsonaro como boa parte da imprensa nacional, não dá nenhuma atenção. 

CHEGA!

Abaixo, segue a lista completa das referências utilizadas neste quadrinho:

Das páginas de 1 a 7, adaptei as páginas 407-408 (primeiro parágrafo do capítulo "Paixão pela mercadoria") do livro A queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami, importantíssimo trabalho xamãnico-antropológico realizado pelo contato e amizade de Davi Kopenawa Yanomami e Bruce Albert.
A página 8 foi composta livremente adaptando informações encontradas no Anexo escrito por Bruce Albert no livro acima citado "Os Yanomami no Brasil" e informações do site: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Yanomami

A página 9 foi composta por trechos de depoimentos de Júnior Hekurari Yanomami e Nana Baré em reportagens do excelente site Amazônia Real. São elas: "Garimpeiros silenciam indígenas para não relatarem estupro e assassinato de menina Yanomami", de Leanderson Lima, publicado em 29 de abril de 2022 - https://amazoniareal.com.br/garimpeiros-silenciam-indigenas/; e; "Nara Baré diz que estupro e morte de menina Yanomami é genocídio institucionalizado" - https://amazoniareal.com.br/nara-bare-diz-que-estupro-e-morte-de-menina-yanomami-e-genocidio-institucionalizado/. Por fim, a fala de Davi Kopenawa foi retirada da páginas 366 de A queda do Céu, no capítulo "O ouro canibal".

A páginas 10 contém trechos do belo texto de Day Molina publicado em seu Instagram (@molina.ela) no dia 4 de maio de 2022.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É muito triste o que acontece com os povos indígenas nesse país, em especial agora a situação dos Yanomami. Eu vim do Mato Grosso, onde muita parte da cultura regional vem da língua, costumes e tradições dos povos indígenas (no Brasil todo de certa forma é assim), mas infelizmente as comunidades indígenas sempre foram marginalizadas, mesmo que eles tenham agregado tanto à nossa cultura. É tão linda a forma com que eles cuidam da terra, porque é ela que nos nutre, o olhar e cuidados desses povos ancestrais são de extrema importância. Infelizmente eles estão cada vez mais desprotegidos. Esse desgoverno que pouco se importa com a cultura e a ciência e que prioriza o agronegócio, a pecuária e o garimpo tem culpabilidade nessa história. Você fez um belíssimo trabalho com essa HQ!

    ResponderExcluir
  3. Viva Kopenawa e os povos originários, os parentes da floresta. Muito sensível de sua parte, parabéns.

    ResponderExcluir